Blog

Qual a diferença entre o bloco e o tijolo?

A principal diferença entre o bloco e o tijolo é que os furos do bloco são na vertical, enquanto os furos do tijolo são na horizontal. Em geral, o bloco tem dimensões maiores que as do tijolo. Outra diferença é o tamanho dos furos. No bloco vazado, a área dos furos é de até 75% da área total do bloco, permitindo a passagem de tubulações e ferragem por dentro dos furos.


Além disso, o bloco é um produto estrutural, ou seja, ele é desenvolvido para suportar o peso da estrutura da edificação. O bloco de concreto tem as suas características definidas pela norma técnica NBR 6136:2007 da ABNT. Existem 4 tipos de bloco de concreto: o bloco inteiro, o meio bloco, os blocos complementares e as canaletas.


Os blocos de concreto são divididos em grupos chamados "famílias" de acordo com sua dimensão modular, ou seja, o tamanho dos blocos é coordenado para que eles se encaixem entre si. Na Prontomix, trabalhamos com as famílias 39 (dimensão modular 20 cm), e a família 29 (dimensão modular 15 cm). Falaremos mais sobre a coordenação modular em um post específico.


Blocos da família 39 Blocos da família 29


Os blocos também são classificados de acordo com a sua resistência, que é medida em MegaPascal (Mpa):

  • Classe A: ≥ 6 Mpa

  • Classe B: ≥ 4 Mpa

As principais vantagens de utilizar o bloco de concreto para alvenaria, substituindo o tijolo, são:


- Rapidez na execução, pois o bloco é maior que o tijolo;

- Economia no uso de argamassa e reboco;

- Menor índice de perdas e desperdício.


O bloco de concreto pode ser utilizado na execução de muros, piscinas, residências e edifícios.