top of page

Blog

O Bloco de concreto na arquitetura – Parte 1

Neste post, vamos falar sobre as possibilidade arquitetônicas existentes na utilização do Bloco de Concreto.


A foto abaixo é do Hotel Excalibur, em Las Vegas, Estados Unidos. Com o objetivo de imitar um castelo, as quatro torres de 28 pavimentos representam o recorde mundial em altura em alvenaria estrutural atualmente.

Hotel Excalibur, Las Vegas, EUA


A alvenaria de blocos de concreto têm o seu uso extremamente difundido em outros países. É comum a utilização de blocos coloridos e com textura (como o bloco stone), utilizados à vista para a compor a fachada da edificação, sem a necessidade de reboco e pintura.



A utilização no interior da edificação sem revestimento também é bastante difundida, como podemos observar na foto abaixo:


É comum a idéia de que a alvenaria estrutural se aplica apenas a prédios de formato retangular e simétrico, como vemos a seguir:


No entanto, o bloco de concreto pode ser utilizado em edificações de formato curvo também, desde que a amarração entre os blocos seja realizada corretamente durante a execução.


O bloco de concreto pode ser utilizado em edificações de grande altura, ou em casas residenciais, do padrão econômico até edificações de alto padrão.


Para aplicações industriais, o bloco oferece economia e rapidez na execução, além do apelo estético, que permite a aplicação da pintura diretamente na superfície do bloco, eliminando a necessidade do reboco das paredes.




No uso residencial também é possível executar paredes vazadas com a utilização do bloco deitado, como vemos abaixo.



Em jardins e pátios o bloco ser utilizado para o plantio de mudas, criando jardins verticais, ou na execução de muros de fechamento em formatos diversos.





bottom of page