Blog

Como utilizar o bloco de concreto para Alvenaria?

A seguir veremos alguns termos comuns da alvenaria de blocos de concreto e seus A seguir veremos como utilizar Bloco de Concreto na sua Alvenaria:


1) Bloco de concreto:

A principal diferença entre o bloco e o tijolo é que os furos do bloco são na vertical, enquanto os furos do tijolo são na horizontal. Em geral, o bloco tem dimensões maiores que as do tijolo. Outra diferença é o tamanho dos furos. No bloco vazado, a área dos furos é de até 75% da área total do bloco, permitindo a passagem de tubulações e ferragem por dentro dos furos.

Os blocos são feitos de tamanhos diferentes, de forma que o seu encaixe facilite a construção. Também são classificados de acordo com a sua resistência, que é medida em MegaPascal (Mpa):

  • Classe A: ≥ 6 Mpa

  • Classe B: ≥ 4 Mpa

  • Classe C: ≥ 3 Mpa

Os três principais tipos são: bloco inteiro, meio bloco e canaleta.


O bloco inteiro, normalmente de dois furos, é assentado de forma alternada, para garantir a amarração da parede. Os seus furos coincidem na vertical, permitindo a passagem de barras de aço e canalizações hidráulicas ou elétricas.


O meio bloco serve para finalizar a parede, e normalmente é utilizado em fiadas alternadas.

O bloco canaleta tem formato "U", pois serve para fazer vigas de cintamento. Neste bloco são utilizadas barras de aço na horizontal.


2) Fiada de blocos:

Fiada é como se chama cada linha de blocos na alvenaria. Normalmente em um projeto as fiadas são numeradas, para facilitar a sua identificação.

3) Viga de cintamento:

Viga de cintamento é o elemento horizontal (tipo uma viga de concreto) feito com o bloco canaleta, barras de aço na horizontal e preenchimento com graute, e têm o objetivo de fazer a amarração horizontal da alvenaria.

Fonte: Livro Alvenaria Estrutural Carlos Alberto Tauil e Flávio José Martins Nese

4) Verga e contra-verga:

É quando a viga de cintamento é feita na fiada superior de uma porta e na fiada superior e inferior de uma janela. A verga e a contra-verga são muito importantes para evitar fissuras e patologias nos cantos das aberturas, além de reforçarem a estrutura na região das portas e janelas.

Modelo de porta com verga Modelo de Janela com verga e contra-verga


5) Graute:

Graute é um tipo de concreto muito fluido que é utilizado para preencher os furos verticais dos blocos ou horizontais dos blocos canaletas. O preenchimento com graute serve para aumentar a resistência da parede e também fazer a aderência das barras de aço que estão dentro da parede com o bloco (nota: em todos os pontos onde forem utilizadas barras de aço o furo deve ser grauteado, senão o aço não vai aderir ao bloco e auxiliar no aumento de resistência da parede).


6) Modulação:

Este é um termo utilizado na elaboração de projetos. Modular um projeto significa arranjar as medidas da construção de forma a serem proporcionais a uma medida padrão (15 ou 20 cm). Esta medida ajuda a economizar e evitar o desperdício na execução, pois o projeto será proporcional à medida dos blocos e não será necessário cortá-lo.

7) Famílias de blocos:

Os blocos se dividem em famílias, que são grupos de produtos que possuem as medidas proporcionais entre si. A família 39 é proporcional a 20 cm, ou seja, se o seu projeto for modulado para 20 cm, esta é a família que você deve escolher. Da mesma forma, a família 29 é proporcional a 15 cm.

8) Argamassa:

Em todo tipo de alvenaria a argamassa é utilizada para ligar as peças entre si, garantindo aderência, resistência e estanqueidade. No bloco de concreto, a argamassa é colocada apenas em filetes nas paredes do bloco. Quando utilizamos o tijolo, é necessário colocar argamassa em toda a superfície do tijolo. Por este motivo o bloco de concreto oferece uma grande economia no uso de argamassa, além de diminuir o desperdício deste material.

Importante: o Bloco de concreto deve ser assentado SEMPRE com argamassa estrutural para blocos de concreto ou argamassa de cimento e areia.


9) Blocos complementares:

Blocos complementares são aqueles utilizados para fazer amarrações de paredes em L e em T, e variam de tamanho conforme a família de blocos.


Na família 39, temos o bloco de 54 cm e o bloco de 34 cm para fazer os cantos em L e T.

Bloco de 34 cm Bloco de 54 cm


Na família 29 temos o bloco de 44 cm para fazer o canto em T. O canto em L é feito cruzando o bloco principal de 29 cm.

Bloco de 44 cm

Esperamos que tenham gostado deste post! Em caso de dúvidas, é só falar com a gente!

Até mais!